LAERTE-SE

Laerte-se (2017), documentário realizado pelas diretoras Eliane Brum e Lygia Barbosa da Silva, retrata um pouco do cotidiano dA cartunista – a própria se vê como mulher mas não briga com a manicure quando ela a chama de “meu amigo”, por exemplo.

laerte.PNG

A montagem do longa, sem um foco definido, como a protagonista, traz imagens de arquivo estilizadas em negativos com textura de fotos antigas exibidas em um projetor, além de tirinhas relacionadas aos temas que vão surgindo na conversa. Uma delas representa sem usar uma palavra o quanto sofremos pelas m#%@$ que fazemos e que não conseguimos ficar livres ao apertar a descarga.

“Não tem ninguém com esse nome é a melhor coisa pra se falar ao telefone!” e “É, eu era mais criança” são algumas frases doces e divertidas que ouvimos deste ser complexo, tão dotado de diversidade de gerações em sua concepção corporal sem idade. Prova disso é a história do vestido “putanesco” de lantejoulas douradas que voltou na loja para comprar, com o qual desfilou linda e solta na Parada Gay – uma inspiração! 

maxresdefault

Metáforas sutis como uma roseira machucada por um carro ou cubos de açúcar e ondas do mar refletem um pouco dessa existência iluminada que de certa forma, por ser figura pública respeitada, abriu caminho para várias discussões urgentes sobre gênero no país. Em momentos vulneráveis, Laerte não deseja se expor mas se mostra nua com absoluta sinceridade: “Tenho medo que percebam que sou uma fraude” – mostrando que também sofre da síndrome de impostora!

P.S: Uma de suas gatas, que se chama Selina, como a minha pretinha (juro que não copiei, pensamos na mesma referência) mora em uma caixa de papelão, na casa simples e sem ostentação de sua dona, ambiente que ela define como um “provisório eterno”.

Faz uma série sobre Laerte, Netflix?! 

Clique na imagem para assistir:

laerte-se-02.jpg

Advertisements

One thought on “LAERTE-SE

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s