ANIMAIS NOTURNOS

Meu 2016 teve a vibe de Animais Noturnos. Bizarro, devastador, mas fascinante em sua beleza efêmera, incluindo todas as perdas e ganhos.

No longa dirigido pelo também estilista Tom Ford e com roteiro baseado no livro Tony e Susan (1993), de Austin Wright, a diva Amy Adams (atriz do ano, de novo por aqui) encarna Susan Morrow, que ao passar um fim de semana sozinha na mansão se envolve a tal ponto com a leitura do romance de seu ex-marido Edward que passa a sentir o rumo de cada ação da trama misturado à sua realidade. Já temos um prenúncio do que nos espera quando ela corta o dedo no papel da embalagem do manuscrito. “Não sei porque te contei todas aquelas coisas”, diz a beldade na faixa dos 40 à amiga modernete que conta vantagens da amizade duradoura com o marido gay.

Jake Gyllenhaal, por sua vez, se destaca no impagável look lenhador e a encantadora barba de sempre. Acompanhado pelo detetive Bobby, vivido por Michael Shannon, é casado na ficção com uma (não por acaso) clone de Adams, Isla Fisher. Os demais personagens fazem breves aparições marcantes, como fragmentos de sonhos da solitária protagonista que nunca dorme: Jena Malone surge no figurino mais absurdo do longa e Laura Linney nos lembra que “todas nos tornamos nossas mães”.

Antes do encontro marcado, Susan retira o batom escuro para se parecer mais com a mulher outrora fora, e que depois dos traumas vividos talvez recomece a ser. Violento e depressivo, o neo-noir de terror psicológico traça uma conexão estética primorosa entre os elementos, requinte que deixa um gosto amargo na boca enquanto desliga sem dó a programação de TV cada vez mais anacrônica e repugnante.

Advertisements

One thought on “ANIMAIS NOTURNOS

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s