É mesmo um Mato sem Cachorro?

É inevitável fugir de alguns clichês evidentes nos filmes nacionais, sendo o principal deles os muitos patrocinadores e seus produtos diretamente ligados às ações dos personagens… diferente do que acontece em séries gringas nas quais os rótulos são censurados ou substituídos por quadrados coloridos. Nas novelas e filmes brasileiros as marcas têm presença massiva e funcionam no nosso subconsciente – “tenho que dar ração de pedigree para o meu cachorro, comer esse chips, experimentar esse macarrão”… Eu poderia fazer essas anotações mentais na cena aparentemente deslocada em que Zoé faz compras (mas a blusa de minha eterna diva PJ Harvey usada por ela me chamou mais atenção)…

A necessidade de acrescentar os produtos dos patrocinadores para que o filme aconteça não impede que uma excelente obra seja realizada. É o caso de Mato sem Cachorro (Pedro Amorim, 2013). Apesar das forçadas cenas com Danilo Gentili, Bruno Gagliasso está ótimo na pele do completamente desajeitado Deco. Além do quesito BARBA, Leandra Leal, com sua doçura (“pero no mucho, porra!“) e a fantástica dessacralização da Sandy ganharam meu tempo e minha afeição.

Mais do que entretenimento fácil em horário nobre: humor de qualidade, edição bem feita, além da colocação estratégica de posters vintage espalhados (beijo do Wando para a decoração kitsch)! A trilha sonora é um caso a parte. Os direitos autorais das faixas foram excessivamente explorados – até o ponto da batida I love Rock and Roll ficar bastante cansativa pela repetição. Por outro lado, encaixar Radiohead (sou suspeita) nesta tragicomédia foi mais um aspecto acertado na produção…

Nos relacionamentos, como no filme, devemos nos acostumar a olhar para o outro como ele é – ao contrário da idealização dos personagens Pai Perfeito, Mãe Perfeita, Filho Perfeito e até Velho Perfeito – e acolher os “defeitos” peculiares que tornam nossa escolha mais do que exclusiva, um tamanho único. Pseudo-zenbudismos a parte, pra fazer dar certo, às vezes só é preciso arrumar a casa.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s